Tive-os de muita espécie, ao longo de 18 anos na minha vida (hei lá, mais de metade, ufa!), uns muito bons, espécie rara é certo e outros «deus me livre», que gentinha!
Mas nunca nenhum deles me falou, ou sequer insinuou o que uma professora, quase de certeza maluquinha e que devia era estar internada num qualquer hospital psiquiátrico, resolveu dizer aos seus alunos numa terrinha deste nosso portugal.
Hoje de manhã ouvi na rádio alguns excertos da conversa que uma aluna conseguiu gravar (facto que também irá merecer o meu comentário posteriormente), e dei por mim de boca aberta aparvalhada.
«Quem já não teve as cuecas molhadas», «estudei muito mais que a tua mãe» e enumera ali os anos todos de estudo, 2 aqui mais 2 ali, ameaça que lhes vai dar más notas nos testes...que é isto? Uma pessoa, um professor?
Pessoas assim ainda admito que possam existir, embora não tenha vontadinha nenhuma de me cruzar com elas na rua, mas professores? Professores? Não deveriam ser eles a transmitir conhecimentos, válidos, verdadeiros e exemplares?
O que julga esta pseudo professora que os alunos vão comentar quando sairem das suas aulas? Que ela é louca de certeza, só pode!
Sempre defendi que para se ser professor não basta fazer o curso x ou o curso y, é estritamente necessário uma prova de vocação. É preciso haver vontade de ensinar mas não só, carisma, liderança e tantas outras capacidades mentais que haviam de ser obrigatórias a qualquer professor, fosse qual fosse a disciplina.
Porque assim, qualquer burro que estude ou marre muito e tenha a sorte de entrar nos mini concursos, vai tentar deseducar daquilo que pais responsáveis e verdadeiros educadores tentam fazer em casa.
Não peço muito, só uma provasinha de vocação...mesmo antes de se dedicarem a formar num curso para o qual não deveriam sequer entrar.
Há 1 ano


2 comentários:
Posso assinar por baixo, posso, posso???
É que há cada cromo!!
Eu tenho uma teoria:
o facto de estarem algumas horas a verem e ouvirem muitas crianças origina insanidade instantânea...e pufff..faz-se o chocapic!
(eu acho que enlouqueci de vez!!!)
Só facto de o assumires já demonstra que afinal não estás assim tão louca! :-))
Enviar um comentário